Marcadores

Da Gabi (160) Dos queridos (54) Amor (46) Por aí (35) Dicas (28) Família (28) Comidas (18) Viagem (16) Chatices (15) Esportes (13) Trabalho (12) Livros (9) Música (9) Crianças (5) Filmes (2) Moda (2) Sampa (2) PequenasFelicidades (1)

Instagram

quinta-feira, 22 de março de 2012

Torta de espinafre, ricota e cebola caramelizada - Moinho de Pedra

Atendendo a pedidos...

Massa
1 xíc de farinha de trigo integral
1/2 xíc de farinha de trigo branca
1/4 xíc de semente de linhaça moída
1/2 xíc de manteiga em pedaços
1 colher sopa de água filtrada

Recheio
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1/2 xíc de alho poró
1/2 xíc de cebolinha picada
folhas de 1 1/2 maço de espinafre (14 xícaras)
1 1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta rosa
1/4 xíc de farinha branca
1/2 xíc de tomate maduro mas firme, sem semente, em cubos de 1cm
1 colher de sopa de ciboulette picada para enfeitar

Cebola caramelizada
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
3 cebolas grandes em rodelas grossas
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de sal

Cobertura
1 xícara cheia de ricota
1 xícara de creme de leite fresco
2 ovos caipiras
1/4 colher chá de sal
1/4 colher chá de noz moscada moída

Massa: No processador de alimentos, bata as farinhas, a linhaça e a manteiga até formar uma massa homogênea. Retire a massa e, se necessário, adicione a água para dar liga. Forme uma bola, envolva em um filme plástico e deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa com um rolo numa superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais da forma (28cm de diâmetro).

Recheio: Numa panela, coloque o azeite e salteie o alho poró e a cebolinha por 2 minutos. Acrescente o espinafre, o sal e a pimenta rosa e cozinhe até que o espinafre tenha murchado por completo. Deixe esfriar. Escorra bem o espinafre para retirar toda a água. Misture a farinha.

Cebola caramelizada: Numa panela, coloque o azeite e a cebola e cozinhe em fogo médio por 10 minutos, misturando sempre, para que todas as formas cozinhem por igual. Acrescente o molho de soja, o açúcar mascavo e o sal e cozinhe por mais 15 minutos, misturando sempre. Desligue o fogo e verifique se não há água no fundo da panela. Se houver, peneire a cebola. Deixe esfriar.

Cobertura: Numa tigela, misture todos os ingredientes.

Finalização: Distribua a cebola sobre a massa. Coloque o espinafre e por cima os cubos de tomate. Cubra com o creme de queijo. Asse em forno baixo (180 graus) preaquecido por 45 minutos. Sirva a torta morna salpicada com a ciboulette.

Meus comentários: quando eu fiz faltou o alho poró, esquecemos no supermercado.... Mas mesmo assim ficou animal! Não sei o que é essa tal ciboulette, então eu usei cebolinha mesmo! Deu um trabalho do cão, então eu sugiro fazer por partes, sei lá, deixar os ingredientes lavados e picados e depois fazer o resto. A massa também me deu trabalho, eu achei que podia trocar farinha de linhaça por linhaça, e não funciona.... não consegui o ponto de abrir no rolo e tive que ir abrindo na mão mesmo... Ah, e obviamente eu usei ovo normal, nem sei onde compra ovo caipira... rs rs....

Façam que vale mega a pena. Rende de 10 a 12 fatias e essa fotinho foi a que eu fiz!

Um comentário: