Marcadores

Da Gabi (161) Dos queridos (54) Amor (48) Por aí (35) Família (29) Dicas (28) Comidas (18) Viagem (16) Chatices (15) Esportes (13) Trabalho (12) Livros (9) Música (9) Crianças (5) Sampa (3) Filmes (2) Moda (2) PequenasFelicidades (1)

Instagram

domingo, 20 de maio de 2012

Molho quatro queijos - La Forchetta ou Forchetta D'Oro

Aniversário do chefe da família, Lauro Pesente, eu ele pediu, como sempre, o famoso macarrão com molho quatro queijos do Forchetta. Meu pai que era bem intrometido e entrava na cozinha conseguiu essa receita, que não tem nada de demais, na verdade, e deve ser igual a muitas outras, massss, pra mim tem sabor especial de infância, pro meu avô tem saber de boas lembranças e isso que importa!

Toda vez que eu faço vem alguém dizendo que eu preciso ensinar, portanto, lá vai:

Molho branco
200 gramas de manteiga
200 gramas de farinha (+/- duas xícaras)
2l de leite
2l de creme de leite FRESCO
Noz Moscada a gosto (eu gosto muito)

Modo de fazer:
Derrete a manteiga, coloca a farinha e cozinha por 3 minutos, nem mais e nem menos. Coloca o leite aos poucos pra não empelotar. A farinha vai dar consistência no molho, aí coloca o creme de leite. rala a noz moscada. Quando ferver adicionar os queijos já ralados ou despedaçados, que são:

300 gramas de catupiry
400 gramas de gorgonzola
400 gramas de prato
400 gramas de parmesão

Simples assim!

Meus comentários:


  • Creme de leite fresco, é fresco! Não inventa de querer usar de caixinha....
  • Pela quantidade de ingredientes dá pra imaginar que isso dá pra um batalhão, né?! Como eu sou de família italiana/espanhola, rola um desespero de faltar, então eu sempre faço um absurdo mesmo... Mas pra quem não tem um batalhão faminto é só reduzir proporcionalmente tudo. também dá pra  congelar, ficar super ok. Mais um motivo pra usar o creme de leite fresco.
  • Rale todos os queijos antes, facilita a vida, e fazendo as coisas em partes tudo parece muito mais fácil.
  • Como é um molho encorpado, eu diria que vale o clássico 'menos é mais'. Nunca a gente acha exatamente o pedaço de queijo de 400 gramas, nesse caso, comprar 380 não mata ninguém, e não compromete o resultado, principalmente se for gorgonzola. 
  • Quem quiser um toque mais suave pode trocar o gorgonzola por roquefort. Até pesquisei na internet pra entender a diferença, os dois fazem parte do "blue cheese" mas o segundo é um pouco mais suave. Há!
  • E por último e não menos importante, aliás, quase o mais importante, PELO AMOR DO SENHOR JESUS, não economize na massa. Um molho desses merece uma massa grano duro, al dente. Barilla pra mim é a melhor. Outra italiana muito boa chama Divella, mas as nacionais como Petibon e Renata grano duro também merecem todo o meu respeito!
Aproveitem que o friozinho chegando merece uma massa acompanhada de um bom vinho, preferencialmente num cristal, né Cris!?



Um comentário: